Portugal é o quinto país da UE com mais polícia - Plataforma Media

Portugal é o quinto país da UE com mais polícia

Portugal é o quinto país da União Europeia com mais elementos policiais “per capita”. Serviços burocráticos absorvem mais de 20% dos elementos das forças de segurança.

Portugal é o quinto país da União Europeia com mais polícias, em termos relativos. Mas isto não significa necessariamente ruas mais seguras. Porque 20 a 30% dos elementos das forças de segurança estão atrás de secretárias e afastados do serviço operacional. Uma realidade que o Governo promete agora mudar, através de “soluções de partilha de recursos” entre a GNR e a PSP.

Os números constam da Pordata, base de dados construída com estatísticas oficiais, e não deixam margem para dúvidas. Em Portugal, havia, no final de 2018, mais de 450 polícias por cada cem mil habitantes. Este valor cresceu em relação a 1996 (434 polícias por cem mil habitantes) e é o quinto mais alto de um ranking da União Europeia com 25 países. A lista é liderada pelo Chipre, com 566 polícias por cem mil habitantes, e tem no último lugar a Finlândia, com 139.

Leia mais em Jornal de Notícias

Artigos relacionados
BrasilSociedade

Impunidade é a principal causa da violência da polícia no Brasil

BrasilDesporto

Ministério Público brasileiro investiga suposta festa de passagem de ano de Neymar

AngolaSociedade

Polícia angolana alerta que festas de fim ano estão proibidas e garante punir quem não cumpre

AngolaSociedade

Polícia angolana mobiliza todo o efetivo para garantir segurança na quadra festiva

Assine nossa Newsletter