Défice de 2020 vai ser o maior dos últimos 17 anos em Portugal - Plataforma Media

Défice de 2020 vai ser o maior dos últimos 17 anos em Portugal

Saldo público em ótica de caixa disparou para quase 9 mil milhões de euros em novembro e em dezembro vai acumular um desequilíbrio adicional de 5 mil milhões. Portugal vai ter maior défice de que há registo.

O défice público medido em contabilidade pública (lógica de caixa, a diferença entre a receita que efetivamente entrou nos cofres do governo e a despesa de facto realizada) subiu de forma exponencial para quase 8,7 mil milhões de euros (valor acumulado entre janeiro e novembro), mas as Finanças, no Orçamento do Estado de 2021, assumem que no final de dezembro deste ano o desequilíbrio deve ficar ainda mais cavado, chegando a um recorde de 13,8 mil milhões de euros.

De acordo com um levantamento feito pelo Dinheiro vivo, aquele valor para 2020 será o saldo mais deficitário desde 2003 (ou seja, em 17 anos).

Segundo a Conta Geral do Estado, o registo mais negativo aconteceu em 2009, com um défice de 13,6 mil milhões de euros, altura em que o País estava a caminho da bancarrota e do ajustamento da troika (que começou em 2011).

Leia mais em Dinheiro Vivo

Artigos relacionados
MundoPortugal

UE: Acordo para reconhecimento mútuo dos testes rápidos facilita circulação

PolíticaPortugal

António Costa debate hoje prioridades do semestre com Parlamento Europeu

PolíticaPortugal

Covid-19: Porque "temos de parar isto", país recua quase um ano

PolíticaPortugal

Costa deseja a Marcelo rápida recuperação e manterá contacto permanente

Assine nossa Newsletter