Início Mundo Presidente do Turquemenistão diz que planta alcaçuz é eficaz contra o coronavírus

Presidente do Turquemenistão diz que planta alcaçuz é eficaz contra o coronavírus

O excêntrico presidente do Turquemenistão afirmou neste sábado que o alcaçuz pode ser remédio contra o coronavírus, uma suposta nova receita milagrosa promovida por este país isolado da Ásia central, que afirma estar a salvo da pandemia.

“Cientistas de todo o mundo estão a pesquisar remédios efetivos para o coronavírus, fazendo muitos estudos, e um deles poderia ser a raiz de alcaçuz”, disse Gurbanguly Berdymukhamedov durante uma reunião ministerial. 

Berdymukhamedov afirmou que “o alcaçuz impede o desenvolvimento do coronavírus” e que “mesmo uma concentração baixa de um extrato à base de água de alcaçuz tem um efeito neutralizante”, sem apresentar nenhuma evidência científica. 

Depois de afirmar que o Turquemenistão possui “reservas suficientes” de alcaçuz, ele pediu à Academia Nacional de Ciências que organize estudos sobre os supostos efeitos benéficos da planta aromática, também presente na Europa. 

Esta não é a primeira vez que o autoritário presidente do Turquemenistão pede o uso de uma planta medicinal para combater a pandemia, da qual afirma que o país está livre.

Desde março, e sob as recomendações oficiais do presidente, a população recorreu às fumigações de arruda selvagem, uma planta de forte odor e supostas propriedades medicinais.

O presidente do Turquemenistão é um fervoroso defensor de iniciativas que enaltecem a flora e a fauna da ex-república soviética. Desde a sua recomendação, o preço da arruda disparou no país. 

Embora as autoridades de saúde de todo o mundo recomendem o uso de máscaras, o distanciamento social e a lavagem regular das mãos, no Turcquemenistão foi necessária uma visita de uma delegação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em julho para a adoção das medidas e o anúncio de restrições públicas. 

O país, no entanto, nunca admitiu ter registado nenhum caso de caso de coronavírus, mesmo depois que o embaixador do Reino Unido em Ashkhabad anunciou que estava com covid-19.

Desde o verão, os estabelecimentos comerciais que não vendem alimentos e os restaurantes estão fechados. O tráfego de transportes públicos foi limitado. As autoridades recomendam o uso de máscaras oficialmente para proteger a população da “poeira” e de “patógenos” cuja natureza não foi especificada.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!