Início Futuro Rufias dos oceanos? Polvos captados a esmurrar peixes

Rufias dos oceanos? Polvos captados a esmurrar peixes

Uma equipa de investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Faculdade de Ciências de Lisboa captaram diversos ataques a murro proferidos por polvos contra peixes enquanto nadam juntos em aventuras de “caça” colaborativa.

Para que precisam os polvos de oito braços? Entre outras coisas, para dar socos em peixes. É pelo menos o que revela uma nova pesquisa levada a cabo por uma equipa de investigadores do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, publicada na revista de especialidade Ecology e divulgada na imprensa internacional.

Os investigadores portugueses, num estudo liderado por Eduardo Sampaio, observaram as interações entre polvos e várias espécies de peixes no Mar Vermelho. Habitualmente, os inteligentes cefalópodes unem-se a peixes em jornadas de “caça” colaborativa para encontrar comida; essa cooperação permite-lhes cubrir uma área maior e aumenta as hpóteses de uma caça bem sucedida. No entanto, descobriram estes investigadores – e registaram em vídeo – por vezes estes polvos irritam-se com os seus companheiros de jornada e esmurram violentamente os peixes.

Leia mais em Diário de Notícias.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!