Ministério das Finanças angolano está a certificar 4 mil reclamações de dívidas - Plataforma Media

Ministério das Finanças angolano está a certificar 4 mil reclamações de dívidas

São reclamações de dívidas provenientes de vários órgãos do Estado. De acordo com um documento da instituição, dos 1,6 biliões de kwanzas estimados no início de 2018, foram regularizados, até ao primeiro semestre deste ano, 1,1 biliões de kwanzas

Para o Ministério das Finanças (MINFIN), em linha com os esforços já realizados, pretende-se imprimir um ritmo ainda mais intenso de certificação e regularização no próximo ano, vislumbrando um ambiente económico mais favorável.

“A regularização dos atrasados com fornecedores nacionais e estrangeiros é uma premissa importante do Programa de Estabilização Macroeconómica, que visa conferir maior sustentabilidade ao sector privado em função dos recursos em causa”, explicam.

Entretanto, avança o comunicado, em alinhamento com os instrumentos de política fiscal e monetária, grande parte destes pagamentos é feito em títulos de dívida pública, que proporcionam liquidez aos detentores, uma vez transaccionados naquele que é  actualmente um importante segmento do mercado de capitais.

No comunicado em que repudia os ataques a funcionários engajados na gestão do processo de regularização de atrasados da dívida comercial, o Ministério das Finanças recomenda que todos os lesados em situações de improbidade por parte dos seus funcionários ou outros agentes públicos utilizem os canais de denúncia que o Estado coloca à disposição. 

Leia mais em Jornal de Angola

Artigos relacionados

Venda de petróleo rende a Angola mais que o previsto

AngolaEconomia

Ministra angolana quer sanear as empresas públicas

AngolaEconomia

Subsídio a consumo de combustíveis custa a Angola 1,3 mil milhões de dólares por ano

AngolaEconomia

Angola espera reduzir 'stock' da dívida para menos de 100% até 2023

Assine nossa Newsletter