Reforma política em Macau: Deputado Au Kam San critica falta de desenvolvimento democrático - Plataforma Media

Reforma política em Macau: Deputado Au Kam San critica falta de desenvolvimento democrático

O democrata considera que a promessa de maior democratização do sistema político está a ser ignorada e é vista hoje como “uma serpente ou um escorpião”. Au disse ainda que a promessa foi promovida antes da transição com base na ideia de que Macau ia deixar de ser uma colónia com um Governador enviado da metrópole

O deputado Au Kam San criticou o Governo por recusar qualquer avanço democrático no sistema político, como considerou que havia sido prometido antes da transição. Em intervenção na Assembleia Legislativa, o democrata foi mais longe e falou de um novo ambiente em que a bandeira da pré-transição é quase proibida e vista como “uma serpente ou um escorpião”.

Segundo o democrata, antes da transição havia a promessa da defesa dos princípios de “igualdade, da transparência e da justiça, e a concretização da governação íntegra e a promoção ordenada e gradual dum sistema político democrático”. A evolução democrática do sistema era assim encarada como a concretização do “princípio de ‘Macau governado pelas suas gentes’, em vez de se voltar a ser uma colónia, com a escolha do Chefe do Executivo controlada pela metrópole”.

Leia mais em Hoje Macau.

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Artigos relacionados
ChinaHong Kong

União Europeia pede libertação de ativistas de Hong Kong julgados na China

ChinaHong Kong

Familiares de 12 manifestantes de Hong Kong exigem julgamento aberto ao público

ChinaMacau

Novo Macau diz ter sido alvo de pressões do Governo Central chinês

Hong Kong

Magnata Jimmy Lai viu negada fiança em caso de fraude por risco de fuga

Assine nossa Newsletter