Covid-19: O admirável mundo das vacinas em tempo recorde - Plataforma Media

Covid-19: O admirável mundo das vacinas em tempo recorde

Chegar rápido, em segurança e não deixar nenhum país de fora é o objetivo da maior operação sanitária de sempre. Mas a cura só acontecerá se a população mundial aderir em massa à vacinação contra a Covid-19.

Um ano após o novo coronavírus dar o primeiro sinal de que iria escalar para uma pandemia, a corrida da vacinação contra a covid-19 está a começar. As investigações aconteceram a uma velocidade sem precedentes, mas o que se segue agora é um desafio que a humanidade nunca enfrentou. Mais de dez mil milhões de doses pré-requisitadas terão de chegar depressa e em segurança a todas as partes do planeta, sem esquecer ninguém. Na Europa, o Reino Unido partiu à frente. No início da semana, antes mesmo do sinal verde das autoridades reguladoras dos medicamentos para avançar com a operação em grande escala, os britânicos começaram a ser vacinados, com a distribuição da vacina da aliança EUA-Alemanha Pfizer/BioNTech. A Agência Europeia de Medicamentos decidirá para o espaço comunitário até 29 de dezembro sobre o pedido da Pfizer e até 12 de janeiro sobre o da americana Moderna. Nos Estados Unidos, ambas poderão estar disponíveis nos próximos dias. E, na Rússia, a Sputnik V, a primeira a ser aprovada, já está a ser administrada.

Mais de 150 vacinas estão a ser desenvolvidas – 13 das quais na terceira e última fase. Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca/Oxford destacaram-se ao completar esse circuito com elevadas taxas de eficácia. Houve um suspiro de alívio e, logo depois, o espanto perante mais uma revolução na ciência. A tecnologia do consórcio Pfizer/BioNTech e da Moderna abriu um novo caminho no combate aos vírus. As duas vacinas recorreram, pela primeira vez na História, ao RNA mensageiro (mRNA) para suportar a técnica de imunização.

Leia mais em Notícias Magazine.

Artigos relacionados
PortugalSociedade

Portugal atinge novo máximo de mortes por Covid-19

Brasil

Cidade do Rio começa nova fase de vacinação contra covid-19

BrasilSociedade

Brasil barra voos da África do Sul e Reino Unido para impedir entrada de nova variante

PortugalSociedade

Mais 291 mortes e 10765 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Assine nossa Newsletter