"A pandemia da desinformação levou a uma situação caótica daquilo que é credível" - Plataforma Media

“A pandemia da desinformação levou a uma situação caótica daquilo que é credível”

José Carlos Matias diretor executivo da Project Asia Corp e presidente da AIPIM – Associação de Imprensa em Português e Inglês de Macau -, foi um dos intervenientes convidados pelo Plataforma e pela Fundação Rui Cunha para participar num Webinar onde se debateu os efeitos da pandemia nos media , que contou com a presença de outros jornalistas espalhados pelo mundo lusófono.

José Carlos Matias começou por explicar que “foi um ano complicado” para o setor privado em Macau. “Houve um grande recuo”, acrescentou. O jornalista aponta que o problema surge da “monoindústria” que é o “binómio Turismo-Jogo”, por onde “gira toda a economia” da cidade. O diretor executivo da Project Asia Corp referiu que não há conhecimento da capacidade dos orçamentos dos media para o próximo ano. “O ano de 2021 poderá ser tão ou mais complexo”, disse. Falou ainda sobre os outros setores e o impacto que tiveram e da recuperação significativa na China “da qual já estamos a beneficiar”. O presidente da AIPIM ainda caracterizou a capacidade económica de Macau como uma “boa notícia”.

Veja o vídeo completo da primeira intervenção de José Carlos Matias:

Numa segunda intervenção, José Carlos Matias estabeleceu a relação entre a falta de recursos financeiros dos media e “como isso se reflete numa diminuição de meios, precarização maior das próprias condições de trabalho” e na qualidade do jornalismo. Sobre o papel dos media como espaço crítico e democrático, o jornalista mostrou-se preocupado com a “unanimidade” da comunicação social em contexto pandémico e a tentativa dos governos em tentar controlar o fluxo de informação, “poderá estar a resultar nesse encolher do espaço do jornalismo enquanto escrutinador dos vários poderes e voz do interesse público”. Além disso, debruçou-se sobre a outra pandemia que afeta o jornalismo – a desinformação.

Veja o vídeo completo da segunda intervenção de José Carlos Matias:

Numa ronda final da conferência virtual, o moderador convidou os intervenientes a refletirem sobre o que aprenderam durante o Webinar Plataforma, veja a resposta de José Carlos Matias.

Veja as intervenções dos outros jornalistas lusófonos aqui.

Artigos relacionados
AngolaChina

Webinar Plataforma: Jornalistas lusófonos debateram os efeitos da pandemia nos media

AngolaChina

Os efeitos da pandemia nos media: "O jornalismo não voltará a ser o mesmo"

AngolaChina

Em Macau "o ano de 2021 será ainda mais difícil para os media"

AngolaMacau

Os media são fundamentais para a "dinamização económica" em Angola

Assine nossa Newsletter