BE pede uso da requisição civil para SNS controlar "toda a capacidade de saúde" - Plataforma Media

BE pede uso da requisição civil para SNS controlar “toda a capacidade de saúde”

Coordenadora do BE salientou que a possibilidade de requisição civil de meios de saúde aos privados tem estado prevista “em anteriores decretos presidenciais”, apesar de o Governo nunca a ter, até agora, utilizado.

O Bloco de Esquerda aponta o dedo ao Governo por não ter até agora utilizado a requisição civil dos sistemas de saúde privado e social e alerta que é essencial para a preparação de uma esperada terceira vaga da pandemia no início do ano.

À saída de Belém, onde a comitiva bloquista esteve reunida com o Presidente da República, Catarina Martins lembra que não obstante das diferenças de opinião entre o partido e Marcelo Rebelo de Sousa, os decretos presidenciais prevêem a possibilidade de requisição civil. O Governo é que não a utiliza.

“As diferenças entre o Bloco de Esquerda e o Presidente da República sobre as questões de saúde são conhecidas, mas na verdade, sobre esta matéria, todos os decretos de emergência presidenciais têm previsto a possibilidade de o Estado requisitar a capacidade instalada na saúde – sejam profissionais ou instalações – para estarem sob comando do SNS”, explicou Catarina Martins.

Leia mais em TSF

Artigos relacionados
PortugalSociedade

Portugal ultrapassa as 5800 mortes por covid-19 com mais 4720 casos

Assine nossa Newsletter