Fundação Arte e Cultura lança antologia poética angolana - Plataforma Media

Fundação Arte e Cultura lança antologia poética angolana

A antologia Geração Poema, que será lançada na quarta-feira pela Fundação Arte e Cultura, é resultado de três anos de contacto com os poetas da nova e antiga geração angolana, no âmbito do projecto Noites de Poesia

A obra conta com textos de 27 poetas, com destaque para Lopito Feijó, José Luís Mendonça,  Amélia da Lomba, Marta Santos, Ngonguita Diogo e o falecido António Gonçalves.

A publicação da respectiva Antologia surge como forma de sustentabilizar o projecto Noites de Poesia e permitir que de dois em dois anos os poetas vêem os seus poemas publicados.

Segundo a directora-geral da Fundação Arte e Cultura, Naama Margalit, o projecto Noites de Poesia surgiu como forma de enaltecer a literatura, proporcionando um lugar onde os jovens poetas tenham oportunidade de demonstrar os textos e declamá-los diante de escritores da antiga geração e diante do publico.

“O que nós pensamos, e de modos a que o projecto tenha um impacto forte na vida dos poetas, foi encontrar recursos financeiros para passar a publicar antologias com textos dos poetas que apresentem os seus poemas nas Noites de Poesia”, reforçou.

A Fundação Arte e Cultura tem o seu foco na inserção social das famílias em situação de vulnerabilidade e risco e no apoio às artes e à cultura angolana.

Recentemente inaugurou o seu novo Cento Cultural e sede na Ilha de Luanda, onde centenas de crianças e adolescentes participam nas mais diversas áreas de formação, designadamente as artes plásticas e performativas, artesanato e corte e costura, música e dança, ioga e ginástica, informática e actividades de superação escolar, entre outras.