Moçambique prevê começar vacinação contra covid-19 em meados de 2021 - Plataforma Media

Moçambique prevê começar vacinação contra covid-19 em meados de 2021

O ministro da Saúde moçambicano, Armindo Tiago, anunciou que a campanha de vacinação contra a covid-19 no país poderá começar entre junho e julho de 2021.

“A nossa previsão é de que provavelmente tenhamos de começar o processo de vacinação, se a vacina for pré-qualificada atempadamente, entre junho e julho”, do próximo ano, referiu hoje a jornalistas.

A pré-qualificação será feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no âmbito da iniciativa global Covax que prevê um acesso equitativo a vacinas contra a covid-19 em países de baixo e médio rendimento.

O ministro da Saúde referiu há uma semana, no parlamento, que como país participante na iniciativa, Moçambique terá direito a seis milhões de doses de vacina, correspondente a 20% da população, estimada em 30 milhões – percentagem definida no âmbito daquele mecanismo para cada um dos países aderentes.

“Atualmente, o Ministério da Saúde está a definir os requisitos e condições para a definição dos grupos a serem vacinados e ainda o processo da estratégia de vacinação”, disse, acrescentando que vai ser usada a estrutura montada no Programa Nacional de Vacinação (PNV).

A Covax é uma iniciativa conjunta da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), da Coligação para a Inovação na Prevenção de Epidemias (CEPI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem como objetivo a compra de dois mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19 até ao final de 2021, para depois serem utilizadas em países de baixo e médio rendimento.

Assine nossa Newsletter