Escolha do atual procurador-geral da Califórnia, Xavier Becerra, para o cargo foi uma surpresa.
Ainda de acordo com a publicação americana, Biden também escolheu Rochelle Walensky como a próxima diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.
A médica, que hoje ocupa o cargo de chefe de departamento de doenças infecções do hospital Massachusetts General, vai substituir Robert R. Redfield como o líder da agência científica na vanguarda de respostas à pandemia no país.
Ela será uma das conselheiras mais próximas de Biden em questões médicas e vai liderar grande parte da divulgação sobre a crise do novo coronavírus.
A escolha de Becerra foi uma surpresa, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto que conversou com a publicação americana. O novo secretário desenvolveu uma carreira ligada a questões de justiça criminal, imigração e política tributária, e por muito tempo foi considerado um candidato para o cargo de secretário de Justiça, não de Saúde.
Na Califórnia, entretanto, ele liderou os esforços jurídicos na área de saúde, incluindo a tentativa de impedir que o Affordable Care Act, a lei de reforma da saúde do ex-presidente Obama, fosse desmantelada por republicanos. Ele também tem sido uma voz importante no Partido Democrata para a saúde da mulher.
Leia mais em Folha de S.Paulo