Fórum sobre infraestruturas apoia recuperação económica de Macau - Plataforma Media

Fórum sobre infraestruturas apoia recuperação económica de Macau

 A realização do fórum sobre investimento e construção de infraestruturas, que hoje começou, vai dar “um forte impulso à recuperação da economia” de Macau, afirmou o chefe do executivo, na sessão de abertura

O 11.º Fórum Internacional sobre o Investimento e Construção de Infraestruturas (IIICF), que decorre até quinta-feira, em Macau, é “uma plataforma fundamental para a participação de Macau na implementação da iniciativa ‘Uma Faixa, Uma Rota’ e na cooperação no âmbito da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau”, acrescentou Ho Iat Seng.

O governante disse que o lançamento das obras públicas locais, desde o início deste ano, o setor das infraestruturas e o investimento público serão o ponto-chave “para impulsionar a economia no território, nos próximos anos”.

A zona de cooperação entre a província chinesa de Guangdong e Macau em Hengqin (ilha da Montanha), foi uma prioridade do Governo da região semiautónoma chinesa para “aprofundar a ligação e conectividade entre as duas regiões”, referiu.

A conclusão e a inauguração da ligação transfronteiriça entre o território e a ilha da Montanha, com a extensão da linha da ilha de Hengqin do Metro Ligeiro de Macau, permitirá aumentar a mobilidade de pessoas e de mercadorias, ganhando-se “maior eficiência e eficácia”, indicou.

Na mesma ocasião, o vice-ministro do Comércio chinês, Wang Bingnan, considerou que o desenvolvimento das infraestruturas vai manter-se através da cooperação internacional, apesar do impacto negativo da pandemia de covid-19.

O responsável chinês afirmou ser necessário fortalecer a parceria internacional, com uma atitude mais dinâmica e aberta, aprofundar a construção de projetos de interconectividade, para um crescimento integrado regional, e promover a inovação dos modelos de investimento e financiamento, para resolver a falta de capital existente no mercado de infraestruturas.

Artigos relacionados
EconomiaMacau

Novembro é o terceiro melhor mês do ano para receitas do jogo em Macau

EconomiaMacau

Governo sem data para futura bolsa de valores de Macau em Hengqin

EconomiaMacau

Importação de mercadorias de Macau expande 32,9% em outubro

ChinaMacau

Veículos de Macau vão poder circular por toda a província de Guangdong

Assine nossa Newsletter