Montepio: "O banco não está à venda, tem dimensão estratégica para o grupo" - Plataforma Media

Montepio: “O banco não está à venda, tem dimensão estratégica para o grupo”

O presidente da dona do Montepio afasta cenários de consolidação no setor envolvendo o banco. E garante que nem a mutualista nem o Montepio precisam de ajuda financeira.

Aassociação acabou com o conselho geral que supervisiona a sua gestão. Até ao final do mandato vai poder governar sem o acompanhamento e a fiscalização da oposição. Porque é que extinguiu o conselho já, em vez de esperar pelas próximas eleições?

Não extinguimos propriamente, decorre da lei. Não houve nenhum ato de gestão a extinguir o conselho. A entrada em vigor do novo código das associações mutualistas e dos estatutos que no seguimento tivemos que ajustar a esse código, previam a extinção do conselho geral e a criação de uma assembleia de representantes. E decorre imediatamente da lei a extinção do conselho geral, porque no novo formato os órgãos sociais são a assembleia-geral, a assembleia de representantes, o conselho fiscal e o conselho de administração. O conselho geral, que era um órgão de acompanhamento em termos de consultoria, tinha uma função deliberativa nalgumas áreas. Fusões, aquisições, mas não mais do que isso. De resto era constituído por um conjunto de conselheiros que acompanhavam a vida institucional e ajudavam o conselho de administração. Mas extinguiu-se por força de lei. Devo dizer, aliás, que ao contrário do que tem sido noticiado, o próprio conselho de administração é penalizado nesta situação dado que, se agora tivermos ações, operações de gestão, de simplificação do grupo, de fusões…, não temos o conselho geral para nos ajudar, temos que escalar isto para a assembleia geral, o que não é fácil. E portanto, dificulta a própria gestão.

Leia mais em Dinheiro Vivo