Reclusos da Covilhã estão todos em quarentena - Plataforma Media

Reclusos da Covilhã estão todos em quarentena

Depois de um recluso e um funcionário terem testado positivo para a covid-19, na semana passada, os 76 reclusos da cadeia da Covilhã estão confinados às celas, a aguardar teste. Há sete guardas em isolamento profilático. Também há casos reportados em Monsanto, a única cadeia de alta segurança em Portugal.

s 76 reclusos do Estabelecimento Prisional da Covilhã estão fechados nas celas desde há vários dias, à espera de serem testados à covid-19, depois de terem sido detetados dois casos de infeção (um recluso e um funcionário). Ao mesmo tempo, sete guardas prisionais estarão em isolamento, depois de ativado “o previsto nos planos de contingência”, tal como confirmou ao DN fonte oficial da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

“Os reclusos foram colocados em quarentena e suspensas as atividades. Em articulação com a saúde pública ir-se-á proceder à testagem dos reclusos e trabalhadores deste estabelecimento prisional nos tempos previstos como suscetíveis de incubação”, adianta a mesma fonte. Mas o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) considera que os prazos se estão a dilatar mais do que era desejável: “O recluso apresentou sintomas na segunda-feira, 16 de novembro, e só fez teste na quinta-feira seguinte. A ordem da diretora foi para fechar a cadeia, abrindo apenas o recreio duas horas por dia. E o que sabemos é que só vão fazer teste na próxima quinta-feira”, afirmou ao DN Jorge Alves, presidente da direção do SNCGP.

Um dia depois do encontro da ministra da Justiça (e da ministra da Saúde) com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Belémos guardas prisionais discordam da mensagem de tranquilidade que Francisca Van Dunem passou, ao afirmar que “a situação [dos casos de infeção por covid-19 nas prisões] está completamente controlada”. Jorge Alves acrescenta ao caso da Covilhã o da cadeia de Monsanto, a única de alta segurança em Portugal, depois de lhe ter sido reportado um caso positivo de covid-19 de um recluso.

Leia mais em Diário de Notícias