E agora, Pantanal? Recuperação do bioma será lenta, difícil e pode demorar 50 anos - Plataforma Media

E agora, Pantanal? Recuperação do bioma será lenta, difícil e pode demorar 50 anos

Recuperação do bioma, que teve 29% de sua área destruída pelas queimadas, será lenta e difícil e pode demorar 50 anos. Vida animal foi duramente afetada e diversas espécies podem ter desaparecido

Foi na virada de outubro para novembro que vivi o momento mais triste de meus 28 anos de carreira como documentarista de natureza. Estava na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPM) Acurizal gravando uma sequência para um documentário sobre os incêndios que destruíram 85% da reserva quando encontrei um esquilo carbonizado num pé de acuri, fruto essencial para vários animais. O cinegrafista César Leite pediu que eu desse dez passos para trás e viesse andando em direção à pequena carcaça para fazer meu depoimento. Antes do quinto passo meus olhos não puderam acreditar no que viram e apesar de eu ser bem experiente soltei um berro e não pude conter o choro.

Parecia que haviam explodido uma bomba, não há palavras para descrever aquele cenário: cadáveres carbonizados de famílias de macacos, esquilos, serpentes, veados, mutuns de penacho, tucanos, arancuãs, passarinhos e sei lá mais quantos animais lado a lado, me remetendo à cena dos corpos petrificados pela lava do Vesúvio, em Pompeia. Eu não conseguia entender tamanha concentração de animais mortos, mas um piloto de helicóptero do Ibama me explicou que o fogo vem numa linha e com a virada do vento forma um circulo que “laça” a mata e vem se fechando. Os animais em pânico vão fugindo para o centro dele, onde morrem juntos. Imaginar tamanha dor e desespero foi o que mais me doeu.

Leia mais em IstoÉ.

Artigos relacionados
BrasilFuturo

Pantanal: Por que o fogo ainda ameaça o ecossistema após a chegada das chuvas

BrasilFuturo

Com Bolsonaro no poder, emissões crescem por causa do desmatamento da Amazónia

BrasilMundo

Brasil leva diplomatas a sobrevoar Amazónia, mas evita áreas ardidas

BrasilSociedade

Pantanal tem pior outubro de queimadas da história e fogo cresce 121% na Amazónia

Assine nossa Newsletter