Início Brasil E agora, Pantanal? Recuperação do bioma será lenta, difícil e pode demorar 50 anos

E agora, Pantanal? Recuperação do bioma será lenta, difícil e pode demorar 50 anos

Lawrence Wahba

Recuperação do bioma, que teve 29% de sua área destruída pelas queimadas, será lenta e difícil e pode demorar 50 anos. Vida animal foi duramente afetada e diversas espécies podem ter desaparecido

Foi na virada de outubro para novembro que vivi o momento mais triste de meus 28 anos de carreira como documentarista de natureza. Estava na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPM) Acurizal gravando uma sequência para um documentário sobre os incêndios que destruíram 85% da reserva quando encontrei um esquilo carbonizado num pé de acuri, fruto essencial para vários animais. O cinegrafista César Leite pediu que eu desse dez passos para trás e viesse andando em direção à pequena carcaça para fazer meu depoimento. Antes do quinto passo meus olhos não puderam acreditar no que viram e apesar de eu ser bem experiente soltei um berro e não pude conter o choro.

Parecia que haviam explodido uma bomba, não há palavras para descrever aquele cenário: cadáveres carbonizados de famílias de macacos, esquilos, serpentes, veados, mutuns de penacho, tucanos, arancuãs, passarinhos e sei lá mais quantos animais lado a lado, me remetendo à cena dos corpos petrificados pela lava do Vesúvio, em Pompeia. Eu não conseguia entender tamanha concentração de animais mortos, mas um piloto de helicóptero do Ibama me explicou que o fogo vem numa linha e com a virada do vento forma um circulo que “laça” a mata e vem se fechando. Os animais em pânico vão fugindo para o centro dele, onde morrem juntos. Imaginar tamanha dor e desespero foi o que mais me doeu.

Leia mais em IstoÉ.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!