G20: Xi Jinping propõe sistema de código QR global para retoma de viagens internacionais - Plataforma Media

G20: Xi Jinping propõe sistema de código QR global para retoma de viagens internacionais

O presidente chinês, Xi Jinping, propôs este sábado na conferência virtual do G20 um sistema global de código QR que permita o movimento entre fronteiras de pessoas durante a pandemia de Covid-19.

Os códigos QR são códigos de barras bidimensionais com informações que podem ser digitalizadas e lidas por smartphones. A China tem utilizado este sistema para monitorizar e controlar a evolução da pandemia no território.

O país asiático controlou amplamente o novo coronavírus no território e neste momento tem poucas restrições a viagens domésticas. A reabertura interna foi apoiada no sistema de códigos QR para comprovar o estado de saúde e os registos de viagem, obrigatórios desde fevereiro. Um código QR verde significa que o portador está saudável e pode viajar, enquanto um código amarelo ou vermelho significa que o indivíduo deve ser colocado em quarentena.

De acordo com a agência de notícias Xinhua, o presidente chinês espera que “mais países se juntem ao mecanismo”.

“É necessário padronizar ainda mais as políticas e estabelecer caminhos rápidos para facilitar o fluxo ordenado de pessoas”, defendeu Xi durante a conferência.

No entanto, a sugestão da China no combate e controlo da pandemia pode ser difícil de aplicar a nível global. Vários países têm diferentes métodos de quarentena e regras díspares relativamente à entrada de estrangeiros no território, tornando a tarefa mais complicada.

A opção de criar “bolhas de viagem” é vista com otimismo por alguns, mas não tem a amplitude desejada e tem as suas fragilidades, visto que a abertura do canal especial entre Hong Kong e Singapura foi suspenso por duas semanas devido ao aumento de casos de Covid-19 na cidade de Hong Kong.

Related posts
EconomiaMundo

FMI e G20 abordam escassez de produtos e temores de inflação

ChinaPolítica

Xi Jinping homenageia Merkel como "velha amiga" da China

ChinaMundo

China promete 200 milhões de euros para um novo fundo para a biodiversidade

ChinaPolítica

Clima: China vai deixar de construir centrais de carvão no estrangeiro

Assine nossa Newsletter