Covid-19: Consumo das famílias angolanas recupera e sobe em 2021 - Plataforma Media

Covid-19: Consumo das famílias angolanas recupera e sobe em 2021

A consultora Fitch Solutions lançou um relatório onde prevê que a despesa das famílias angolas recuperarão da queda de 3,6% este ano e que em 2021 cresça cerca de 1,7%.

Na análise aos gastos das famílias, a Fitch Solutions prevê que “a despesa das famílias em Angola comece a recuperar em 2021, depois da pandemia de covid-19 ter levado a uma contração nos gastos dos agregados familiares este ano”.

No documento, ao qual a Lusa teve acesso, os analista escrevem que “a melhoria do crescimento económico no país em 2021 vai sustentar melhores números do emprego, aumentar o rendimento disponível das famílias, a que se juntam as medidas de estímulo económico do Governo e o programa de apoio do Fundo Monetário Internacional”.

Anteriormente, a Fitch Solutions tinha previsto um crescimento de 0,8% na despesa das famílias em 2021, resultante do impacto da pandemia na economia do país.

Para 2021, a Fitch Solutions antevê que os preços aumentem 18% e aponta que a estimativa de crescimento de 1,7% está em linha com a previsão de crescimento económico para o país, que depois da contração de 4% este ano deverá registar uma expansão do PIB na ordem dos 1,7%.

Artigos relacionados
AngolaEconomia

Covid-19: Angola ultrapassa recessão e cresce em 2021, estima Fitch Solutions

AngolaEconomia

Fitch: Reformas continuam em Angola, mas instabilidade social pode aumentar

AngolaEconomia

Instabilidade social vai aumentar em Angola nos próximos meses

AngolaEconomia

Fitch coloca dívida de Angola em alerta

Assine nossa Newsletter