Hospitais portugueses já testam covid e gripe ao mesmo tempo -

Hospitais portugueses já testam covid e gripe ao mesmo tempo

No S. João, doentes com sintomas respiratórios fazem o “multiplex” antes de serem internados. Gaia está a comprar e conta fazer até 480/dia.

Já há hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a testar doentes para a covid-19 e outros vírus respiratórios, como o da gripe, em simultâneo. Com a mesma zaragatoa, os médicos tiram mais do que uma dúvida. Ganha-se tempo e os resultados ajudam na tomada de decisões quando o doente vai ser internado. No Hospital de S. João, os “multiplex” já são uma realidade. No Centro Hospitalar de Gaia/Espinho estão a ser adquiridos e o objetivo é que este novo “formato” passe a representar 35% a 40% dos testes diários à covid-19. Também no privado, a procura destes testes está a crescer.

“Neste momento, no Serviço de Urgência já estamos a fazer [os “multiplex”] aos doentes respiratórios que vão ser internados”, referiu, ao JN, Tiago Guimarães, diretor do Serviço de Patologia Clínica do S. João. Apesar da atividade gripal ainda ser esporádica, basta arrefecer ou chover mais para aumentarem os doentes na Urgência com problemas respiratórios. A ideia é quando surgir a coincidência de vírus, com sintomas muito parecidos, “poder discriminar o SARS-CoV-2 de outros vírus como o Influenza A e B ou o Vírus Sincicial Respiratório nas crianças pequenas”, acrescentou.

Leia mais em Jornal de Notícias

Artigos relacionados
PortugalSociedade

Médicos estão "exaustos" e com um "espinho cravado na pele"

ChinaMundo

EUA acusam OMS de não partilhar informação suficiente sobre origem do vírus na China

FuturoPortugal

Prémios Pfizer 2020 distinguem trabalhos sobre malária, memória e saúde intestinal

EconomiaPortugal

"Os gigantes do digital não pagam e devem pagar"

Assine nossa Newsletter