Início Cultura Covid-19: Morreu Pino Solanas, o cineasta argentino movido pela paixão política

Covid-19: Morreu Pino Solanas, o cineasta argentino movido pela paixão política

Sylvia Colombo

O cineasta argentino Fernando Solanas morreu na madrugada deste sábado (7), em Paris, aos 84 anos. Ele estava internado havia mais de uma semana depois de contaminar-se com o coronavírus. Por uma triste coincidência, morreu na cidade que foi cenário de uma de suas mais lindas produções: “Tangos – O Exílio de Gardel” (1985), um musical que trata da vida de um grupo de argentinos exilados na França na última ditadura militar (1976-1983).

Solanas sempre foi um artista engajado e preocupado com as questões políticas do seu tempo. Seu cinema foi marcado pela denúncia, tanto da repressão, nos anos da ditadura, como da situação de pobreza em que viviam muitos argentinos durante a democracia, especialmente depois da crise de 2001. Também o moviam questões ambientais, e realizou filmes que denunciavam a exploração de recursos naturais de modo irregular.

Ex-candidato a presidente, ex-deputado e ex-senador, Solanas estava na França como embaixador da Argentina frente à Unesco. Seu último ato oficial foi uma visita ao papa Francisco, no Vaticano, para falar de pobreza e mudança climática.

Leia mais em Folha de S.Paulo.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!