Início Cultura “Listen”, “Mosquito”, “Patrick” e “Vitalina Varela” nomeados a candidato português aos Óscares

“Listen”, “Mosquito”, “Patrick” e “Vitalina Varela” nomeados a candidato português aos Óscares

Os quatro nomeados foram escolhidos por um “comité de pré-seleção”

Listen“, de Ana Rocha de Sousa, “Mosquito”, de João Nuno Pinto, “Patrick”, de Gonçalo Waddington, e “Vitalina Varela”, de Pedro Costa, são os filmes nomeados para serem o candidato português à categoria de Melhor Filme Internacional dos Óscares.

A Academia Portuguesa de Cinema anunciou hoje, em comunicado, “os quatro filmes nomeados para a votação do candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional na 93.ª edição dos Óscares”, em abril de 2021, escolhidos “entre as 33 longas-metragens elegíveis”.

Os quatro nomeados foram escolhidos por um “comité de pré-seleção”, composto pelo realizador e produtor Gonçalo Galvão Teles, a atriz Isabel Abreu, o realizador Lauro António, o diretor de fotografia Miguel Sales Lopes, a realizadora Monique Rutler e o ator e realizador Welket Bungué.

O processo de escolha do candidato português “passará agora por um período de votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema, que decorre de 2 a 15 de novembro, até à revelação do filme selecionado, que será anunciado a 16 de novembro”.

A 93.ª edição dos Óscares está marcada para 25 de abril de 2021, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.

“Listen”, com produção da Bando à Parte, é a primeira longa-metragem de ficção de Ana Rocha de Sousa, um drama familiar inspirado em factos reais, sobre uma família de emigrantes portugueses em Londres, a quem é retirada a guarda dos filhos, por suspeitas de maus-tratos.

O filme, que venceu seis prémios, dois dos quais relevantes, no Festival de Veneza – o Leão do Futuro, para uma primeira obra, e o prémio especial do júri da competição “Horizontes” -, estreou-se nas salas portuguesas em 21 de outubro.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!