"Listen", "Mosquito", "Patrick" e "Vitalina Varela" nomeados a candidato português aos Óscares - Plataforma Media

“Listen”, “Mosquito”, “Patrick” e “Vitalina Varela” nomeados a candidato português aos Óscares

Os quatro nomeados foram escolhidos por um “comité de pré-seleção”

Listen“, de Ana Rocha de Sousa, “Mosquito”, de João Nuno Pinto, “Patrick”, de Gonçalo Waddington, e “Vitalina Varela”, de Pedro Costa, são os filmes nomeados para serem o candidato português à categoria de Melhor Filme Internacional dos Óscares.

A Academia Portuguesa de Cinema anunciou hoje, em comunicado, “os quatro filmes nomeados para a votação do candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional na 93.ª edição dos Óscares”, em abril de 2021, escolhidos “entre as 33 longas-metragens elegíveis”.

Os quatro nomeados foram escolhidos por um “comité de pré-seleção”, composto pelo realizador e produtor Gonçalo Galvão Teles, a atriz Isabel Abreu, o realizador Lauro António, o diretor de fotografia Miguel Sales Lopes, a realizadora Monique Rutler e o ator e realizador Welket Bungué.

O processo de escolha do candidato português “passará agora por um período de votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema, que decorre de 2 a 15 de novembro, até à revelação do filme selecionado, que será anunciado a 16 de novembro”.

A 93.ª edição dos Óscares está marcada para 25 de abril de 2021, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.

“Listen”, com produção da Bando à Parte, é a primeira longa-metragem de ficção de Ana Rocha de Sousa, um drama familiar inspirado em factos reais, sobre uma família de emigrantes portugueses em Londres, a quem é retirada a guarda dos filhos, por suspeitas de maus-tratos.

O filme, que venceu seis prémios, dois dos quais relevantes, no Festival de Veneza – o Leão do Futuro, para uma primeira obra, e o prémio especial do júri da competição “Horizontes” -, estreou-se nas salas portuguesas em 21 de outubro.

Leia mais em Diário de Notícias

Artigos relacionados
CulturaPortugal

Não foram dois, nem quatro. Ana Rocha de Sousa venceu seis prémios em Veneza

CulturaPortugal

Listen, de Ana Rocha de Sousa, recebe Bisato d'Oro no festival de Veneza

CulturaPortugal

Filmes de portuguesas integram festival de Veneza

Assine nossa Newsletter