Início Mundo Um terço dos monumentos do Reino Unido estão ligados à escravidão

Um terço dos monumentos do Reino Unido estão ligados à escravidão

AFP - Londres

O órgão encarregado de manter edifícios históricos, como a Torre de Londres ou o Palácio de Kensington, lançou uma investigação sobre os vínculos de seis palácios reais britânicos com a escravatura

A notícia baseia-se em informações de um funcionário ao jornal Times nesta quarta-feira (27). “Já era hora”, disse Lucy Worsley, conservadora-chefe do Historic Royal Palaces e famosa por ter apresentado programas históricos de televisão. “Estamos atrasados. Não fizemos o suficiente.”

Como resultado do movimento Black Lives Matter, protestos e investigações sobre as relações das instituições atuais, como universidades e bancos com o passado colonial, se multiplicaram no Reino Unido.

Uma investigação realizada em setembro pelo National Trust, órgão encarregado de preservar os principais monumentos históricos do Reino Unido, descobriu que um terço deles tinha vínculos com a escravidão.

Worsley garantiu que é vital dar uma imagem precisa do passado dos palácios reais, por mais desconfortável que seja, enfocando, por exemplo, a dinastia Stuart, que reinou entre os anos de 1603 e 1714.

“Tudo o que está relacionado à dinastia Stuart conterá um elemento de dinheiro derivado da escravidão”, alertou.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!