Cientistas descobrem anticorpo poderoso que combate o vírus -

Cientistas descobrem anticorpo poderoso que combate o vírus

Designado CV30, este anticorpo em forma de Y é 530 vezes mais potente no combate à covid-19 do que os até agora identificados. Cientistas já conseguiram mapear a sua estrutura molecular.

Cientistas do Fred Hutchinson Cancer Research Center, em Seattle, nos EUA, descobriram que um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, interfere numa característica importante na superfície dos espinhos do novo coronavírus induzindo partes críticas desses espinhos a quebrarem-se e impedindo a infeção.

O anticorpo – uma minúscula proteína em forma de Y que é uma das principais armas do corpo contra patógenos, incluindo vírus – foi isolado pela equipa do Fred Hutch a partir de uma amostra de sangue recebida de um doente do estado de Washington que ficou infetado logo nos primeiros dias da pandemia.

A equipa liderada por Leo Stamatatos, Andrew McGuire e Marie Pancera, reportou que, entre dezenas de diferentes anticorpos gerados naturalmente pelo doente, este – apelidado de CV30 – era 530 vezes mais potente do que qualquer um dos seus concorrentes.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
LifestyleMundo

Estes são os vídeos mais divertidos da era covid

AngolaSociedade

"O coronavírus não existe". Em Cabinda poucos acreditam na existência da doença

PortugalSociedade

Multidão descontrolada invade Nazaré para assistir às ondas gigantes

PortugalSociedade

81% dos portugueses querem recolher obrigatório durante a pandemia

Assine nossa Newsletter