Pandemia apaga 7 mil milhões em receita turística até agosto - Plataforma Media

Pandemia apaga 7 mil milhões em receita turística até agosto

O turismo está entre os setores que estão a pagar mais cara a pandemia. Se no ano passado a visita de estrangeiros fez elevar as receitas para mais de 18 mil milhões de euros, os oito primeiros meses deste ano mostram já uma queda superior a 50%.

Os números do INE já tinham confirmado o cenário negro traçado pelo setor: uma quebra significativa no número de hóspedes e dormidas até agosto de 2020. Agora, os dados do Banco de Portugal mostram quanto é que os turistas estrangeiros deixaram no território – e quanto ficou por ganhar em relação ao ano passado. As receitas turísticas de janeiro a agosto ascenderam a 5,6 mil milhões de euros, o que representa menos 56% face ao mesmo período de 2019, altura em que as receitas estavam próximas dos 12,8 mil milhões de euros.

A diferença é brutal: são 7,1 mil milhões de euros gastos a menos em Portugal, devido à pandemia de covid-19, que levou a implementação de medidas para travar o contágio da doença e que limitaram a circulação de pessoas. A somar a isto, a perda de poder de compra das famílias, bem como os receios quanto ao futuro, dadas as incertezas sobre a evolução da covid e a crise económica que se instalou, levaram muitos, sobretudo na Europa, nos EUA e no Brasil – principais mercados emissores de turistas para Portugal – a não viajar para o estrangeiro ou a fazê-lo de uma forma muito mais cautelosa e despendendo uma fração do que gastariam noutros tempos.

E mesmo que, no acumulado deste ano, agosto tenha sido um mês melhor, com os gastos dos turistas estrangeiros a aproximarem-se dos 1,5 mil milhões de euros, a verdade é que este valor está muitíssimo abaixo dos mais de três mil milhões de euros gerados no período homólogo do ano passado.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Artigos relacionados
PortugalSociedade

Covid fecha hotéis-escola e priva alunos dos estágios

PortugalSociedade

Vacina portuguesa para a covid-19 em fase de testes com ratinhos

PortugalSociedade

Portugal com mais 64 mortos e 4093 casos de covid-19

MundoSociedade

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

Assine nossa Newsletter