Início China China diz que EUA mentem sobre 5G e têm histórico sujo em cibersegurança

China diz que EUA mentem sobre 5G e têm histórico sujo em cibersegurança

Fábio Pupo

Sobe o tom nas declarações e regista-se uma escalada de tensões entre a China e os Estados Unidos em pleno período de decisões acerca do 5G

embaixada da China no Brasil acusou nesta terça-feira (20) os Estados Unidos de mentirem sobre a tecnologia 5G e de criarem problemas que ameaçam regras internacionais.

Os representantes do país asiático afirmaram que os americanos têm um passado sujo em cibersegurança e lembraram do episódio de espionagem de autoridades brasileiras durante o governo Dilma Rousseff (PT).

As declarações sobem o tom na escalada de tensões entre os dois países em meio às decisões a serem tomadas pelo governo Jair Bolsonaro (sem partido) acerca da tecnologia 5G.

O argumento do governo americano, que enviou uma comitiva ao Brasil nesta semana para debater o assunto, é que a chinesa Huawei repassa informações sigilosas ao governo do país asiático, o que ameaçaria a segurança de dados do Brasil e a cooperação com os EUA.

De acordo com a embaixada, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e o conselheiro do presidente americano para Assuntos de Segurança Nacional, Robert O’Brien, espalharam com má fé mentiras políticas contra a China.

Segundo comunicado dos representantes chineses, os políticos americanos se vangloriam de mentir, enganar e roubar e se tornaram criadores de problemas que ferem a ordem internacional.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!