Governo afasta criação de novos impostos em 2021 - Plataforma Media

Governo afasta criação de novos impostos em 2021

A ministra das Finanças de Angola, Vera Daves de Sousa, garantiu, recentemente, que não está nas opções do Governo a criação de novos impostos em 2021, mas a melhoria da arrecadação tributária.

De acordo com a ministra, que falava a jornalistas, há da parte do Governo pleno conhecimento de existir pouca margem para novos endividamentos, mas a necessidade de financiamento, sobretudo para a recuperação das infra-estruturas essenciais, deverá mobilizar a procura da eficiência da receita fiscal. Isso deverá passar por identificarem-se os impostos que, actualmente, não são colectados sem aumentar o peso aos contribuintes.

As declarações de Vera Daves cruzam com o lançamento para consulta pública da Proposta de Regime Simplificado do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

A empresária Filomena Oliveira considerou numa publicação, numa das redes sociais, ser esta uma oportunidade de “fazermos a diferença no IVA”.

Na visão do presidente da Associação Industrial de Angola, José Severino, numa recente entrevista, a redução da actual taxa do IVA é fundamental para pôr-se em linha as empresas e, de um modo geral,7 a economia, que segundo ele nunca estiveram prontos para suportar a cifra de 14 por cento implementada por mera falta de diálogo entre as partes interessadas.

Leia mais em Jornal de Angola

Artigos relacionados
AngolaEconomia

Salários em Angola até 100 mil ficam isentos de IRT

MundoPolítica

São Francisco vai taxar empresas que pagam salários exagerados aos seus presidentes

AngolaSociedade

Bispo de Cabinda diz que impostos são "um atentado à dignidade"

EconomiaPortugal

"Portugal é o país das taxas e taxinhas." CIP pede mudanças fiscais para empresas

Assine nossa Newsletter