Eslováquia vai testar toda a população num único fim de semana - Plataforma Media

Eslováquia vai testar toda a população num único fim de semana

Operação para testar a população estará a cargo das Forças Armadas da Eslováquia e irá decorrer nos locais onde costuma votar.

As autoridades eslovacas aprovaram no domingo fazer testes rápidos à covid-19 a toda a população num fim de semana. Com 92 mortos e mais de 30 600 casos até agora, a Eslováquia será assim o primeiro país a testar a totalidade da população – cerca de 5,5 milhões de pessoas.

“A operação está nas mãos das Forças Armadas”, anunciou o ministro da Defesa, Jaroslav Nad, no final de um conselho de ministros extraordinário em Bratislava.

O governante explicou que vão ser mobilizados oito mil efetivos até ao fim de semana de 31 de outubro e 1 de novembro. Nesses dois dias a população eslovaca está toda convocada para fazer o teste na assembleia de voto onde costuma votar. Serão cerca de 6000 assembleias de voto onde estarão equipas de militares, pessoal médicos e civil para recolher as provas e organizar o processo.

Leia mais em Diário de Notícias