Início » Governos de Costa criam 57 mil empregos públicos até final de 2021

Governos de Costa criam 57 mil empregos públicos até final de 2021

Luís Reis Ribeiro

Ministro das Finanças estima que se chegue ao final deste ano com 708,7 mil funcionários públicos e que o número suba 1,1%, até 716,5 mil, no final de 2021.

Os governos socialistas liderados por António Costa deverão ser capazes de criar mais de 57 mil postos de trabalho públicos entre o final de 2015 e o final de 2021, indicam cálculos do Dinheiro Vivo com base nos dados oficiais e nas novas previsões do Ministério das Finanças, na proposta de Orçamento do Estado para o ano que vem (OE2021).

Do referido acréscimo de 57,3 mil funcionários públicos, cerca de 12,4 mil trabalhadores (mais de um quinto) dizem respeito à contratação líquida de profissionais desde que começou a pandemia, em março.

De acordo com a proposta de OE2021, entregue na segunda-feira à noite ao Parlamento, o Ministério das Finanças estima que se chegue a final deste ano com cerca de 708,7 mil funcionários públicos e que este número suba cerca de 1,1%, para 716,5 mil no final de 2021.

Trata-se de um crescimento anual que está em linha com o que se espera para o emprego a nível nacional, que deve aumentar 1% também. Estes números permitem ainda tirar outra conclusão: desde o tempo da troika que Portugal não tinha tantos funcionários públicos.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!