Há 122 escolas com casos de covid-19 em Portugal - Plataforma Media

Há 122 escolas com casos de covid-19 em Portugal

Já foram detetados casos confirmados de covid-19 em pelo menos 122 escolas de 66 municípios, informou esta sexta-feira o Secretariado Nacional da Federação Nacional dos Professores.

FENPROF estranha, por isso, as contas da Direção-Geral de Saúde, que apenas identifica 23 surtos em escolas do país, acusando a DGS de não respeitar “o que dispõe o documento Referencial para as escolas 2020”.

De acordo com a nota, entre os estabelecimentos afetados estão 106 públicos e 16 privados.

A FENPROF estranha por isso as contas da Direção-Geral de Saúde, que apenas identifica 23 surtos em escolas do país, acusando a DGS de não respeitar “o que dispõe o documento Referencial para as escolas 2020”.

Preocupação

“Neste momento, os níveis de preocupação dos docentes, e não só, aumentaram, dada a forma como Ministério da Educação, autoridades de saúde e escolas estão a lidar com o problema. Embora com medidas distintas entre escolas, por norma, a pessoa infetada é colocada em isolamento profilático, mas todos os que, com ela, partilharam espaços continuam a deslocar-se às escolas, sem que seja realizado qualquer teste. Assim, quando surgem casos de Covid-19, a norma tem sido a não realização de testes, pedindo-se, apenas, a que cada um esteja atento à eventualidade de serem desenvolvidos sintomas sugestivos de estar infetado”, pode ler-se na nota divulgado no site da FENPROF.

Leia mais em Diário de Notícias