Portugal desce três lugares no ranking da competitividade digital - Plataforma Media

Portugal desce três lugares no ranking da competitividade digital

O ranking dos países ou regiões mais competitivos no digital é liderado pelos Estados Unidos, seguindo-se Singapura e Dinamarca.

Portugal desceu no ranking da competitividade digital pelo terceiro ano consecutivo, descendo três lugares e ocupando agora o 37.º lugar do IMD World Competitiveness Center.

De acordo com a classificação divulgada esta quinta-feira, na qual a Porto Business School (PBS) colabora, Portugal ocupa agora o lugar 37 entre 63 economias analisadas.

Apesar da descida, Portugal regista melhorias na competitividade digital nos índices de Conhecimento (33.º lugar) e Tecnologia (38.º), o que não foi suficiente para uma subida no ranking, “devido à melhor ‘performance’ [desempenho] registada por outras economias”, segundo um comunicado da PBS.

No indicador Conhecimento “a economia nacional apresenta uma melhor ‘performance’ no ranking, apesar de ter descido duas posições”, e na Tecnologia, “apesar de ter melhorado em todas as vertentes, manteve o 38.º lugar”.

“Foi no indicador Preparação para o Futuro que a perda de competitividade digital da economia portuguesa foi maior, onde a descida foi de sete posições face a 2019”, pode ler-se no comunicado.

Leia mais em TSF

Assine nossa Newsletter