Governo admite aumento extraordinário das pensões em 2021 em Portugal - Plataforma Media

Governo admite aumento extraordinário das pensões em 2021 em Portugal

Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares aponta também para um “aumento significativo” do salário mínimo nacional.

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou esta sexta-feira que o Governo admite um aumento extraordinário das pensões a partir de agosto de 2021, uma medida que poderá vir a integrar o Orçamento do Estado para o próximo ano.

Duarte Cordeiro fez esta manhã um “ponto da situação das negociações” para a viabilização do OE para o próximo ano, que decorrem entre o Governo, o Bloco de Esquerda, o PCP, o PEV e o PAN. Além das pensões, o secretário de Estado deixou expressa a disponibilidade do Executivo para “um aumento significativo” do salário mínimo nacional”, em linha com os aumentos registados nos últimos anos. Atualmente o salário mínimo nacional está nos 635 euros.

Sobre o novo apoio social que está a ser negociado, e que será destinado a quem ficou fora dos apoios sociais definidos até agora para responder às consequências económicas da pandemia de covid-19, o governante apontou para um número de “mais de 100 mil beneficiários” e “centenas de milhões de euros” em termos de impacto financeiro. “Queria tornar absolutamente clara a disponibilidade do Governo para a criação deste apoio e para procurarmos entendimentos”, sublinhou.

Leia mais em Diário de Notícias

Related posts
PolíticaPortugal

Costa pede contenção nas esplanadas: "A pandemia não passou"

CulturaPolítica

Carta aberta a António Costa critica ausência da Cultura no Plano de Recuperação

PolíticaPortugal

António Costa substitui dois secretários de Estado

PolíticaPortugal

Governo alivia medidas no Natal. Circulação entre concelhos permitida

Assine nossa Newsletter