Situações de emergência juntam ministros da CPLP - Plataforma Media

Situações de emergência juntam ministros da CPLP

Os chefes da diplomacia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) analisam hoje, por videoconferência, a criação de um eventual mecanismo de apoio entre os Estados-membros em situações de emergência ou catástrofe.

De acordo com o comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, Angola participa na reunião com uma delegação chefiada pelo chefe da diplomacia, Téte António, a partir das instalações do Mirex. Durante a reunião do Conselho de Ministros, que acontece à margem da 75ª sessão ordinária da Assembleia-Geral das Nações Unidas, os responsáveis vão partilhar informações sobre o estado e o impacto da Covid-19 nos Estados-membros e abordar sobre a XV reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que terá lugar de 7 a 9 de Dezembro deste ano.

Os chefes da diplomacia da CPLP vão, igualmente, abordar sobre a XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo que acontece em Julho do próximo ano, em Luanda, bem como a situação financeira do secretariado executivo da organização.

O ponto de situação relativo ao projecto de Acordo sobre a Mobilidade na CPLP em face do mandato conferido pela XXIV Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, realizada em São Vicente (Cabo Verde), a 19 de Julho de 2019, bem como os desafios em matéria de segurança e combate ao crime organizado, serão igualmente abordados na reunião ministerial.

Leia mais em Jornal de Angola

Artigos relacionados
AngolaLusofonia

Angola já prepara presidência da CPLP

LusofoniaPolítica

Conselho de Ministros extraordinário da CPLP realiza-se de 7 a 9 de dezembro

Cabo VerdePolítica

Países mais desenvolvidos da CPLP devem ser solidários com os outros

MundoPolítica

Crise na Guiné Equatorial do ditador Obiang. Governo demite-se em bloco

Assine nossa Newsletter