Jogar à bola com cabeça de Bolsonaro rende ameaças de morte a coletivo de arte - Plataforma Media

Jogar à bola com cabeça de Bolsonaro rende ameaças de morte a coletivo de arte

Um vídeo partilhado nas redes sociais em que jovens jogam futebol com a cabeça do presidente brasileiro levou os autores a receberem ameaças. O projeto do coletivo Indecline, Freedom Kick, inclui também a cabeça de Trump e a de Putin e já recebeu mais de 140 mil comentários, alguns deles falam em morte, outros em prisão.

Um adolescente assiste a vídeos do presidente Jair Bolsonaro sentado numa escadaria estampada com um grafite da vereadora assassinada Marielle Franco. Em seguida, o jovem guarda o celular no bolso e sai andando de skate pelas ruas de São Paulo. Ele então chega a um cemitério e retira de um túmulo a cabeça de Bolsonaro enrolada em um saco de lixo, que é usada como bola de uma partida de futebol numa quadra de bairro.

A pelada com a cabeça do presidente é o mais novo capítulo do projeto “Freedom Kick”, ou chute da liberdade, uma ação do coletivo americano de arte de rua Indecline com o artista plástico espanhol Eugenio Merino. A iniciativa promove partidas de futebol amador em que as bolas são réplicas de silicone de cabeças de líderes que o gupo define como populistas —além do brasileiro, já entraram em campo o russo Vladimir Putin e o americano Donald Trump.

Leia mais em Folha de S. Paulo.

Este artigo está disponível em: English