Início Destaques Cientista Elvira Fortunato vence prémio europeu

Cientista Elvira Fortunato vence prémio europeu

Sara de Melo Rocha

O Prémio “Horizon Impact Award 2020”, entregue pela Comissão Europeia, distingue projetos de inovação com impacto na sociedade.

A cientista portuguesa Elvira Fortunato venceu hoje o prémio “Horizon Impact Award 2020”, um galardão entregue pela Comissão Europeia. O projeto que apresentou na área da eletrónica transparente era a única candidatura portuguesa entre os dez finalistas, selecionados entre mais de 230 iniciativas.

À TSF, a investigadora confessou estar “muito contente” por receber uma distinção europeia. “É um reconhecimento europeu, a nível de todos os projetos que, no fundo, a Comissão Europeia financia. É um prémio que está a premiar o meu primeiro grande projeto”, explicou. Elvira Fortunato recorda que o projeto “Invisible”, que desenvolveu o primeiro ecrã produzido com materiais ecossustentáveis, “teve um impacto muito grande na altura e agora é um reconhecimento posterior desse mesmo trabalho”.

A tecnologia desenvolvida por Elvira Fortunato, comercializada por várias empresas, deu origem a uma nova área tecnológica, que já está já a ser usada em grande parte dos ecrãs de telemóveis, IPAD e computadores que utilizamos todos os dias. A investigadora sublinha que este género de tecnologia inovadora consiste no uso de materiais sustentáveis, abundantes e fáceis de produzir e com tecnologias amigas do ambiente.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!