Início Notícias Onze contabilistas suspeitos de terem cedido a pressões dos bancos

Onze contabilistas suspeitos de terem cedido a pressões dos bancos

A Ordem dos Contabilistas Certificados abriu uma investigação disciplinar a 11 contabilistas certificados por, alegadamente, terem cedido a pressões de bancos para falsificar declarações e assim permitir que empresas pudessem aceder indevidamente a linhas de crédito com garantia do Estado.

Depois de ter denunciado pressões dos bancos para que os contabilistas “dessem um jeitinho”, nas declarações sobre faturação das empresas, a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) revela à TSF que encontrou 11 casos de contabilistas que terão violado os regulamentos da Ordem.

“Foram encaminhados processos para o Conselho Jurisdicional, na parte disciplinar, daqueles que tivemos conhecimento que cederam”, disse Paula Franco. “Remetemos os processos que achámos que tinham fundamento, foram cerca de 11”, adiantou, frisando que o órgão de jurisdição é independente da direção e da bastonária.

A par destas averiguações internas, a OCC já apresentou ao Ministério Público uma queixa sobre as pressões bancárias aos contabilistas. “A queixa já foi enviada por correio, as pressões continuam, esperemos que com uma avaliação séria do Ministério Público estas situações comecem a deixar de ser uma questão”, disse Paula Franco.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!