Portugal mostra vida e obra de Neto no dia do Herói Nacional de Angola - Plataforma Media

Portugal mostra vida e obra de Neto no dia do Herói Nacional de Angola

Uma exposição virtual, denominada ‘Dr. António Agostinho Neto – Memórias Fotográficas’ , foi inaugurada hoje, no site da Embaixada de Angola em Portugal.

No dia do Herói Nacional, o embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, depositou uma coroa de flores no busto de Agostinho Neto que se encontra nas instalações da missão diplomática, e procedeu à inauguração da exposição composta por 52 imagens marcantes do primeiro Presidente angolano.

No âmbito destas celebrações, será realizada, na sexta-feira (18), uma conferência virtual transmitida denominada “A Consciência Nacionalista Angolana na Poesia de Agostinho Neto”.  O encontro contará com a participação de 10 personalidades nacionais e estrangeiras.

Nascido na comuna de Ícolo e Bengo, a 17 de Setembro de 1922, António Agostinho Neto faleceu em Moscovo, ex-União Soviética, a 10 de Setembro de 1979. 

Governou Angola desde a independência até a sua morte (1975/1979).

Foi médico, formado em Coimbra, Portugal, político e escritor angolano. Autor de várias obras literárias, entre as quais, ‘Sagrada Esperança’ e ‘Renúncia Impossível’ .

Artigos relacionados
AngolaSociedade

Angola pede congelamento das contas da filha de Agostinho Neto na Europa

AngolaPolítica

Agostinho Neto deixou a sua marca como estadista, político e humanista, diz Bornito de Sousa

AngolaCultura

Dimensão espiritual da obra de Neto foi enaltecida por homens das letras

Assine nossa Newsletter