Uma exposição virtual, denominada ‘Dr. António Agostinho Neto – Memórias Fotográficas’ , foi inaugurada hoje, no site da Embaixada de Angola em Portugal.
No dia do Herói Nacional, o embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, depositou uma coroa de flores no busto de Agostinho Neto que se encontra nas instalações da missão diplomática, e procedeu à inauguração da exposição composta por 52 imagens marcantes do primeiro Presidente angolano.
No âmbito destas celebrações, será realizada, na sexta-feira (18), uma conferência virtual transmitida denominada “A Consciência Nacionalista Angolana na Poesia de Agostinho Neto”. O encontro contará com a participação de 10 personalidades nacionais e estrangeiras.
Nascido na comuna de Ícolo e Bengo, a 17 de Setembro de 1922, António Agostinho Neto faleceu em Moscovo, ex-União Soviética, a 10 de Setembro de 1979.
Governou Angola desde a independência até a sua morte (1975/1979).
Foi médico, formado em Coimbra, Portugal, político e escritor angolano. Autor de várias obras literárias, entre as quais, ‘Sagrada Esperança’ e ‘Renúncia Impossível’ .