Início Portugal Aeroporto do Montijo colide com o Pacto Ecológico Europeu

Aeroporto do Montijo colide com o Pacto Ecológico Europeu

Ana Laranjeiro

Investigadores portugueses José Alves e Maria Dias publicaram um artigo na revista Science que assinala que o aeroporto no Montijo viola dois dos pilares do Pacto Ecológico Europeu.

A transformação da base aérea do Montijo em aeroporto civil choca com o Pacto Ecológico Europeu. A conclusão está presente num artigo publicado na revista Science e tem como autores o investigador José Alves, da Universidade de Aveiro, e Maria Dias, investigadora da BirdLife International.

“A decisão do estado português em avançar com o aeroporto do Montijo viola dois dos principais pilares do Pacto Ecológico Europeu: combater a mudança climática global e reverter a crise da biodiversidade”, indica o comunicado da Universidade de Aveiro. O artigo revela que há uma “contradição entre a intenção da Comissão Europeia em alterar as economias europeias para modelos mais sustentáveis (Pacto Ecológico Europeu) e a autorização ambiental emitida por um estado membro (Portugal) para a construção do aeroporto do Montijo, no coração da maior zona húmida do país, o estuário do Tejo”.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!