Início Cabo Verde Cabo Verde envia contingente militar para a ilha do Fogo

Cabo Verde envia contingente militar para a ilha do Fogo

O Governo cabo-verdiano anunciou este fim-de-semana o envio de um contingente militar para a ilha do Fogo, para reforçar a fiscalização e implementação das medidas para conter a progressão local da pandemia de covid-19.

A medida foi anunciada após uma reunião este fim-de-semana na ilha do Fogo – novo foco de transmissão da doença no arquipélago -, entre os ministros da Administração Interna, Paulo Rocha, e da Saúde, Arlindo do Rosário, autarcas locais e autoridades de segurança e proteção civil.

“A estratégia do Governo passa por reforçar a coordenação e intensificar as ações de fiscalização e a implementação das medidas adotadas pelo setor da saúde”, explicou, em comunicado, o Ministério da Administração Interna.

No período de uma semana, a ilha do Fogo registou os 30 primeiros casos de covid-19, essencialmente localizados no concelho de Mosteiros, pelo que o reforço de segurança com um contingente militar visa também controlar a aplicação das medidas sanitárias nas entradas e saídas do concelho.

No terreno, haverá um “reforço das ações de fiscalização”, sobretudo para “garantia de implementação dos procedimentos de segurança sanitária por parte de todos os operadores e em todas as atividades económicas”, explicou aquele ministério.

Cabo Verde regista até ao dia de hoje um acumulado de 3.778 casos de covid-19, em oito das nove ilhas habitadas, e 39 mortos.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!