Taiwan “determinado” em fortalecer defesa face à assertividade de Pequim - Plataforma Media

Taiwan “determinado” em fortalecer defesa face à assertividade de Pequim

A líder de Taiwan, Tsai Ing-wen, disse esta sexta-feira que o território está determinado a fortalecer as suas defesas, face à crescente assertividade da China, que reivindica a soberania da ilha.

Tsai, que falava durante a inauguração de um centro de manutenção para caças F-16, disse que Taiwan quer “deixar o mundo ver” a sua “determinação em proteger o país”.

A China reivindica Taiwan como uma província sua e recentemente intensificou as suas ameaças de uso da força para anexar o território.

Pequim protestou ainda contra medidas dos EUA para aumentar os contactos de alto nível e militares com Taipé, numa altura de tensão no Estreito de Taiwan.

O ministério da Defesa de Pequim disse que a pressão exercida pela China é necessária e visa “salvaguardar a soberania nacional”.

A frota F-16 de Taiwan forma a espinha dorsal da sua Defesa contra uma força chinesa numericamente superior e que frequentemente envia aviões para circundar a ilha e avançar contra a linha que divide os dois lados do Estreito de Taiwan.

Para além da atual frota de F-16, Taiwan comprou 66 da última versão dos caças e está ainda a investir na sua indústria de Defesa doméstica.

O novo centro de manutenção reduzirá o tempo necessário para manter os jatos no ar, disse Tsai.

“Construir a nossa indústria de defesa é a pedra angular da defesa nacional de Taiwan e aumenta a capacidade de combate do exército”, disse Tsai.

“É um símbolo da determinação de Taiwan”, afirmou.

Artigos relacionados
ChinaSociedade

Reguladores de Taiwan rejeitam renovação de licença a televisão pró-China

ChinaMundo

Pequim prepara lista negra com sanções graves para "separatistas de Taiwan"

Hong KongMacau

Taiwan: Número de estudantes vindos de Hong Kong e Macau cresceu 50%

ChinaMundo

Apelo à OMS para incluir Taiwan na principal reunião anual

Assine nossa Newsletter