Cientistas dão passo importante para criar combustível verde

Cientistas dão passo importante para criar combustível verde

Uma equipa de investigadores de Cambridge conseguiu desenvolver um combustível verde, sem dióxido de carbono. Dióxido de carbono e água bastam para produzir o combustível

Uma equipa de investigadores da Universidade de Cambridge, Reino Unido, desenvolveu um dispositivo autónomo que produz um combustível neutro em carbono a partir de luz solar, dióxido de carbono e água.

Os resultados da investigação foram publicados na revista “Nature Energy” e indicam que o dispositivo não precisa de outros componentes nem de estar ligado à eletricidade, sendo “um passo significativo” para chegar à fotossíntese artificial, um processo que imita a capacidade das plantas de converter a luz do sol em energia.

O dispositivo converte luz solar, dióxido de carbono e água em ácido fórmico, um produto armazenável que pode ser usado diretamente ou convertido em hidrogénio. Os investigadores dizem que o dispositivo poderia ser usado em centrais de energia, como as centrais solares, para produzir um combustível limpo, utilizando luz solar e água.

Leia mais em TSF

Artigos relacionados
Portugal

Ambiente com 26 mil milhões de euros do Programa Nacional de Investimentos

FuturoLifestyle

Após ameaça de extinção, rãs no Chile têm ninhada de 200 filhotes

BrasilPolítica

Collor de Mello é alvo de busca e apreensão em investigação sobre licenças ambientais

FuturoLifestyle

Formas de ajudar o ambiente enquanto está na cozinha

Assine nossa Newsletter