Moza Banco ganha prémio de Melhor Banco Regional da África Austral - Plataforma Media

Moza Banco ganha prémio de Melhor Banco Regional da África Austral

O moçambicano Moza Banco venceu o prémio de Melhor Banco Regional da África Austral e o Standard Bank venceu na categoria de melhor negócio sobre infraestruturas, com o financiamento de 85 milhões de dólares do porto de Maputo.

Durante os Prémios organizados pela revista African Banker, atribuídos anualmente no âmbito dos Encontros Anuais do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que decorrem esta semana em formato virtual devido à pandemia, o júri escolheu o Moza Banco como melhor banco da África Austral.

O Moza Banco tem a terceira maior rede balcões em Moçambique e é o quinto maior banco moçambicano em termos de ativos totais, segundo o mais recente ‘ranking’ do setor, publicado no final do ano passado pela Associação Moçambicana de Bancos (AMB) e pela consultora KPMG, que mostra que o seu acionista maioritário é a Kuhanha – Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, controlada pelo Banco de Moçambique.

Entre as várias categorias que destacaram está também o Banco do Comércio e Desenvolvimento como banco do ano e Herbert Wigwe, do Access Bank da Nigéria, como banqueiro do ano, tendo atribuído ao financiamento da dragagem do porto de Maputo pelo Standard Bank o prémio de Negócio de Infraestrutura do Ano.

Este projeto, de 85 milhões de dólares (71,8 milhões de euros), abarcou uma área de 76 quilómetros e a remoção de 14 milhões de metros cúbicos de areia e pedras do mar, de acordo com o ‘site’ do Standard Bank, que nota que, com esta operação de aprofundamento do canal de acesso, o porto tem agora a capacidade de receber navios maiores.

Assine nossa Newsletter