Início Brasil Semifinalistas do Prémio de Literatura Oceanos divulgados hoje

Semifinalistas do Prémio de Literatura Oceanos divulgados hoje

Todas as etapas do concurso são realizadas de forma virtual

Hoje, pelas 16h do Brasil e, simultaneamente, 20h de Portugal, o Itaú Cultural e o Oceanos – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa anunciam os livros semifinalistas desta edição. Na ocasião, os curadores – a linguista cabo-verdiana Adelaide Monteiro, a escritora e jornalista portuguesa Isabel Lucas e os brasileiros Manuel da Costa Pinto, jornalista, e Selma Caetano, gestora cultural –, apresentam o conjunto de obras selecionadas e revelam os nomes dos jurados escolhidos para escolher os 10 finalistas da penúltima etapa deste processo, até chegar aos premiados. Desta vez, o anúncio é realizado virtualmente, na página do Oceanos no YouTube.

Em virtude da pandemia de Covid-19, as análises e votações desta edição do Oceanos, estão a ser realizadas de forma virtual. A decisão de operar virtualmente todas as etapas do prémio já tinha sido discutida para possibilitar o envolvimento dos países dos quatro continentes cujo idioma oficial é o português. Nas circunstâncias atuais, o processo foi acelerado e tornou-se uma realidade.

A organização, devido às circunstâncias que o mundo vive atualmente, desta edição decidiu prolongar as inscrições. Todos os interessados poderam inscrever romances, livros de poesia, conto, crónica e dramaturgia – publicados entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2019 – até ao dia 5 de abril.

Todos os livros inscritos concorrem entre si, independentemente do género literário, pelas três posições do pódio, com valor total de 250 mil reais (120 mil para o primeiro colocado; 80 mil para o segundo e 50 mil para o terceiro). 

O Oceanos é considerado um dos prémios literários mais importantes entre os países de língua portuguesa, a par do Prémio Jabuti ou do Prémio Camões, sendo considerado o equivalente lusófono do britânico Man Booker Prize, até pelas semelhanças das regras e alto valor financeiro do prémio. A edição deste ano tem parceria do banco Itaú e do Itaú Cultural, da DGLAB – Direção-Geral dos Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas de Portugal, e do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!