OMS e Unicef ​​apelam aos governos para a reabertura das escolas em África - Plataforma Media

OMS e Unicef ​​apelam aos governos para a reabertura das escolas em África

“O impacto de longo prazo do encerramento de escolas provavelmente prejudicará ainda mais as crianças, o seu futuro e as suas comunidades”, indica a Unicef.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apelam aos governos africanos para promoverem a reabertura de escolas fechadas há quase seis meses, tomando medidas para prevenir a propagação do coronavírus. “Os encerramentos de escolas prolongados e sem precedentes para proteger os alunos contra a Covid-19 estão a causar ainda mais danos”, disseram as duas agências da ONU num comunicado conjunto.

A OMS e a Unicef “exortam os governos africanos a promover a reabertura segura das escolas, ao mesmo tempo que adotam medidas para limitar a propagação do vírus”. “Assim como os países estão a abrir negócios com segurança, podemos reabrir escolas”, disse Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS para a África. Para limitar os riscos, a OMS e a Unicef ​​recomendam a lavagem regular das mãos, desinfecção e limpeza diária das superfícies, instalações de água e boa gestão dos resíduos.

As consequências da interrupção prolongada das aulas são consideradas “significativas” pelas duas agências, que citam o “aumento da exposição à violência e exploração” e “gravidez infantil” . “As escolas abriram o caminho para o sucesso de muitos africanos” e são “um espaço seguro onde muitas crianças em circunstâncias difíceis se podem desenvolver e prosperar”, de acordo com Moeti, citado no documento. “O impacto de longo prazo do encerramento de escolas pode prejudicar ainda mais as crianças, o seu futuro e as suas comunidades.”, estimou o diretor regional da Unicef ​​para a África Oriental e Austral, Mohamed M. Malick Fall.

De acordo com uma pesquisa da OMS em 39 dos 54 países da África, as escolas estão totalmente abertas em seis países, fechadas em 14 e parcialmente abertas em outros 19.

*Com AFP

Este artigo está disponível em: English

Related posts
MundoPolítica

Europa recusar financiamento do gás a África é "moralmente indefensável"

ChinaPolítica

MNE chinês inicia visita ao leste de África com olhos postos no Índico

MundoSociedade

OMS alerta sobre aumento de hospitalizações por Ómicron

MundoPolítica

Poder político africano deve apostar na sensibilização das comunidades

Assine nossa Newsletter