Início Brasil Lula compara o PT ao Flamengo e Benfica: “Não têm culpa de serem grandes”

Lula compara o PT ao Flamengo e Benfica: “Não têm culpa de serem grandes”

João Almeida Moreira

Em entrevista a correspondentes estrangeiros no Brasil, o antigo presidente usa o exemplo do clube português, e também do Flamengo, a propósito da política brasileira.

Lula da Silva comparou o Partido dos Trabalhadores (PT), que fundou e lidera desde os anos 80, ao Benfica. Em conversa no final da manhã desta quinta-feira [em São Paulo] com 25 jornalistas de órgãos de comunicação social estrangeiros, fez uma das suas famosas metáforas futebolísticas usando o clube português e também o Flamengo.

O presidente do Brasil de 2002 a 2010 referia-se a uma eventual união da oposição – mesmo à direita – contra Jair Bolsonaro.

“Não se constrói um consórcio de esquerda sem a presença do PT, o maior partido de esquerda da América Latina. Acho positivo que se escrevam artigos nesse sentido, acho positivo que o [governador do Maranhão pelo Partido Comunista do Brasil] Flávio Dino fale nisso também, porque o Bolsonaro não pensa em emprego, não pensa em salário, não pensa em economia, não pensa no povo, só pensa nos milicianos dele”, começou por afirmar.

“Mas não basta ser contra o Bolsonaro. Nós temos que decidir qual a nossa posição em relação à política do [ministro da economia] Paulo Guedes: quem está contra, quem é favorável e porquê; quem é contra a reforma agrária ou a favor do aumento do salário mínimo”, prosseguiu.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!