Início Mundo Europeus do Sul gostam mais de máscaras do que os nórdicos

Europeus do Sul gostam mais de máscaras do que os nórdicos

Estudo mostra que os espanhóis são favoráveis ao uso de máscara, mesmo em espaços abertos. Mas a medida não é consensual entre os especialistas.

Os espanhóis e os italianos já se habituaram a usar a máscara nos espaços públicos, mesmo que estejam ao ar livre. Segundo o jornal El País, ao contrário da França ou do Reino Unido, nos últimos meses os espanhóis adotaram um hábito que até aqui só estava enraizado no Oriente: o uso de máscara no quotidiano para evitar a disseminação de infeções, sobretudo na época da gripe.

Para os especialistas, as razões para a adoção generalizada da máscara pelos espanhóis passam pela educação e pela vontade cumprir as regras definidas pelas autoridades, mas também pelo medo após o surto que provocou mais de 28 mil mortos no país.

Assim, parece que os espanhóis já estão conformados a viver com o rosto tapado. De acordo com um estudo realizado pelo Imperial College London em vários países (nove dos quais europeus), os espanhóis foram os que aceitaram melhor o uso de máscaras: no país, a grande maioria da população é muito favorável (mais de 60%) ou favorável ao seu uso. Estas são percentagens semelhantes às dos países asiáticos. No outro extremo estão os nórdicos, com a Finlândia onde apenas 35% se declaram dispostos a usá-la se as organizações internacionais o aconselharem.

Esta mudança aconteceu em Espanha muito rapidamente. Apenas a 2 de maio o uso de máscara se tornou obrigatório nos transportes públicos e a 21 de maio, uma nova regra foi introduzida impondo a máscara sempre que a distância de segurança não possa ser garantida. Dois meses antes, a República Checa havia sido o primeiro país europeu a forçar a cobertura da boca em supermercados, farmácias e transportes públicos. Mais seis países se seguiram antes de a obrigatoriedade ser decretada em Espanha (incluindo Portugal). No entanto, em apenas m mês, entre meados de maio e o final de junho, o uso de máscaras generalizou-se. No início da pandemia, um em cada cinco espanhóis declarou não aceitar o uso de máscaras. Atualmente, apenas apenas 7,3% não a aceitam. Parece que a Espanha se tornou o Japão da Europa.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!