"Se todos usarem máscara, a transmissão do vírus será interrompida" - Plataforma Media

“Se todos usarem máscara, a transmissão do vírus será interrompida”

Diretor do Centro de Controlo de Doenças dos EUA diz que uso de máscara é essencial para travar o contágio. Especialistas apontam que cobertura facial pode impedir milhares de mortes nos próximos meses.

Quando a pandemia chegou, as autoridades de saúde disseram que não – que não era necessário usar máscaras. Mas, em poucas semanas, tudo mudou e hoje, um pouco por todo o mundo, a mensagem passou a ser a inversa: é mesmo necessário usar máscara. Agora, parece quase consensual ser obrigatório recorrer a máscaras faciais se o objetivo for proteger a economia, reabrir as escolas e salvar dezenas de milhares de vidas.

“Se todos nós usarmos máscaras faciais nas próximas quatro, seis, oito, 12 semanas em todo o país, a transmissão do vírus será interrompida”, disse Robert Redfield, diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americano.

Nos EUA a utilização de máscara é vista como essencial, seguindo uma norma que já está a ser aplicada em muitos países, que seguem agora o exemplo inicial da Ásia. Em França, a partir de hoje, é obrigatória em todos os locais públicos fechados e, de forma ainda mais rigorosa, a maioria das regiões autónomas de Espanha impôs que a máscara seja obrigatória mesmo em espaços ao ar livre. Países como Portugal colocaram em vigor o uso de máscaras em espaços fechados e transportes públicos, o que acontece um pouco por toda a Europa.

Mas, nos EUA, o presidente Donald Trump disse que não considera uma ordem federal para o uso de máscara facial, citando declarações desatualizadas feitas há vários meses. “O dr. Fauci disse que não usa máscara. O nosso cirurgião geral disse que não usa máscara. Todo o mundo dizia que não usa máscara”, disse Trump a Chris Wallace, da Fox News, no domingo. “De repente, todo o mundo tem que usar uma máscara. E como se sabe as máscaras também causam problemas. Com isto dito, posso dizer que acredito em máscaras. Acho que as máscaras são boas”, afirmou Trump.

Leia mais em Diário de Notícias

Related posts
MundoTransportes

Companhias aéreas alertam para potencial 'caos' se 5G não for limitada

MundoPolítica

Crença em fraude eleitoral segue forte entre eleitores leais a Trump

MundoPolítica

EUA dizem estar preparados para todos os cenários sobre Ucrânia

MundoPolítica

Líder de grupo de ultradireita é indiciado por invasão ao Capitólio

Assine nossa Newsletter