Gulbenkian dá um milhão de euros a Greta Thunberg - Plataforma Media

Greta Thunberg ganha um milhão de euros de prémio Gulbenkian para Humanidade

A ativista Greta Thunberg venceu hoje a primeira edição do prémio Gulbenkian para a Humanidade, no valor de um milhão de euros, que vão ser aplicados no combate às alterações climáticas.

Numa mensagem áudio dirigida à cerimónia de apresentação do prémio, o presidente do júri e ex-Presidente da República Jorge Sampaio salientou que a adolescente sueca “conseguiu mobilizar as gerações mais novas para a causa do clima”.

Através da fundação com o seu nome, Greta Thunberg vai aplicar o dinheiro do prémio em ações de combate às alterações climáticas, começando pela campanha SOS Amazonia, dedicado a ajudar as populações da Amazónia a enfrentarem a pandemia da covid-19, com 100 mil euros.

Vencedor do Prémio Gulbenkian para a Humanidade 2020

Acompanhe em direto a conferência de imprensa onde será revelado o nome do vencedor do primeiro Prémio Gulbenkian para a Humanidade – Alterações Climáticas. Um prémio que distingue pessoas ou organizações que se destacaram no combate à crise climática de forma inspiradora e original.

Publiée par Fundação Calouste Gulbenkian sur Lundi 20 juillet 2020

Outros 100 mil euros vão ser encaminhados para a Stop Ecocide Foundation, que pretende criar a figura criminal do “ecocídio” no caso de atentados em massa contra o meio ambiente e a natureza.

Numa mensagem gravada, a jovem sueca agradeceu o prémio e anunciou que valor será doado a diferentes organizações e projetos que ajudam pessoas afetadas pela crise climática e ecológica.

Related posts
BrasilSociedade

Brasil aposta no hidrogénio verde com a construção da maior fábrica do mundo

BrasilSociedade

Cidade de São Paulo tem mês de julho mais quente desde 1943

BrasilCultura

Mostra Ecofalante de Cinema estreia em São Paulo esta quarta-feira

MundoPolítica

Biden tenta salvar metas climáticas no meio de onda de calor nos EUA e Europa

Assine nossa Newsletter