"Os pobres não terão acesso à vacina da Covid-19 se não for um bem comum" - Plataforma Media

“Os pobres não terão acesso à vacina da Covid-19 se não for um bem comum”

Muhammad Yunus é o criador da ideia do microcrédito que ofereceu uma saída da miséria a milhões de famílias. Agora, luta por uma vacina universal para prevenir o coronavírus. Entrevista à TSF.

O Nobel da Paz 2006, Muhammad Yunus, está a protagonizar uma campanha mundial para que a vacina para a covid-19, quando finalmente chegar, seja para todos, universal, em vez de ficar como exclusivo ou propriedade dos países mais ricos. O apelo do “banqueiro dos pobres” já foi assinado por personalidades como Desmond Tutu, Mikhail Gorbachev, Malala Yousafzai, Bono, Richard Branson, Lech Walesa, Lula, George Clooney, Sharon Stone, Mary Robinson, Anne Hidalgo, Andrea Bocelli, Rigoberta Menchu, Shirin Eibadi, Romano Prodi, Gordon Brown, Jeffrey Sachs, José Ramos Horta, entre muitos outros. A entrevista ao programa O Estado do Sítio, na TSF neste Dia Mandela, em que o economista do Bangladesh participa na conferência organizada pelos portugueses da Academia de Líderes Ubuntu..

Professor Yunus, num mundo cheio de laços estreitos entre grandes empresas e governos, pensa que a comunidade mundial pode realmente comprometer-se com a ideia de vacinas COVID-19 livres de interesses comerciais?

Estamos a tentar. Esse é o apelo que lançámos, agora já assinado por 140 pessoas e cerca de 30 delas são laureados com o Nobel. Portanto, esta é uma boa maneira de o fazer, no sentido de considerarmos a vacina como um bem comum global, mas há boas razões pelas quais isso deve ser feito. Acho que, em primeiro lugar, se houver uma propriedade comercial sobre a vacina, toda a vacina será administrada de maneira completamente diferente, tudo focado na maximização do lucro e entregue à melhor oferta. Portanto, a maior parte da população do mundo já estará a perder e o processo ainda não começou. Os Estados Unidos estão, embora agressivamente, a comprar apenas futuras vacinas.

Leia mais em TSF

Assine nossa Newsletter