Estas são as imagens mais próximas do Sol - Plataforma Media

Estas são as imagens mais próximas do Sol alguma vez tiradas

As primeiras imagens do Sol transmitidas pelo satélite europeu Solar Orbiter permitiram ver explosões à superfície da estrela que nunca tinham sido observadas com tal pormenor, afirmou esta quinta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA).

O que os cientistas chamam de “fogueiras” são “parentes pequenos das explosões solares que podemos observar a partir da Terra, milhões ou milhares de milhões de vezes menores”, afirmou o investigador David Berghmans, do Observatório Real da Bélgica.

As imagens foram captadas quando a Solar Orbiter estava a 77 milhões de quilómetros do Sol, a meio caminho entre a Terra e a estrela.

© EPA/SOLAR ORBITER

Segundo a ESA, os cientistas desconhecem para já se as “fogueiras” são como as explosões grandes, mas em ponto pequeno, ou se têm uma explicação diferente, mas teorizam que podem estar a contribuir para “um dos fenómenos mais misteriosos do Sol”.

“Estas fogueiras são totalmente insignificantes, mas, ao somar os seus efeitos em todo o Sol, podem ser a contribuição dominante para o aquecimento da coroa solar”, afirmou Frédéric Auchère, do Instituto de Astrofísica Espacial de França.

A coroa solar é a camada mais externa do Sol, que se projeta milhões de quilómetros para o espaço a uma temperatura de um milhão de graus centígrados, enquanto à superfície da estrela a temperatura ronda os 5.500 graus.

Leia mais em Diário de Notícias

Artigos relacionados
FuturoMundo

NASA anuncia programa para levar primeira mulher à Lua em 2024

FuturoMundo

Vénus é um planeta russo? Moscovo diz que sim

ChinaSociedade

A primeira nave espacial reutilizável da China pousou após voo de 48 horas

Mundo

Astronautas americanos a bordo da Dragon Crew regressam hoje à Terra

Assine nossa Newsletter

Vale a pena ler...
A cápsula Endeavour chegou à Estação Espacial Internacional