O presidente da república brasileiro Jair Bolsonaro diz que realizou novo teste para Covid-19 e o resultado foi positivo. Isolamento no Palácio da Alvorada vai manter-se até obter teste negativo.
Bolsonaro relatou ao canal de notícias CNN Brasil que fez novo exame na manhã desta terça-feira e que o resultado saiu na mesma noite. Segundo o presidente, o teste para a doença causada pelo novo coronavírus foi do tipo RT-PCR. Esse é um exame que recorre a uma zaragatoa (ou swab) inserida pelo nariz para a coleta de material que será analisado.
O presidente brasileiro disse que está bem e que desde o dia 6 que não sente febre e que sente falta de ar, nem falta de paladar. Ainda segundo Bolsonaro, a taxa de saturação de oxigênio está em 98%. Na mesma comunicação, informou que realizou exames de sangue e de coração, e que deram resultados normais.
Aproveitou mais esta ocasião para dizer que está a usar hidroxicloroquina, medicamento sem eficácia comprovada no combate à Covid-19, combinada com azitromicina.
Este é o segundo exame realizado por Bolsonaro, que comunicou, pela primeira vez, que tinha contraído Covid-19 no dia 7 de julho. Está previsto um terceiro exame para os próximos dias, que servirá para perceber se ainda está com o novo coronavírus ou se pode voltar à sua rotina normal.
Até obter um resultado negativo, Bolsonaro continua em isolamento no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, onde reune com ministros através de videoconferência.